Adulto
- Leonardo Budal
- há 22 horas
- 2 min de leitura
Chegada a hora, eu entenderei, é o que eu escuto desde o meu nascimento. Entenderei de uma vez por todas o que é ser adulto. Me desculpe, mas eu acho que nunca compreenderei de fato o que ser adulto significa, pois ninguém que eu conheço sabe responder direito o sentido da vida sombria dos adultos.
O governo diz que a idade determina se sou uma pessoa crescida ou não; meus pais dizem que atingir a maturidade é criar laços com alguém e se responsabilizar. Entre tantas definições, fica difícil escolher alguma que faça sentido. Creio que todas as respostas são válidas e, ao mesmo tempo, estão apenas arranhando a superfície de um assunto muito complexo.
Uma vez me perguntaram: o que é ser adulto? De início, me recusei a responder, já que não fazia ideia da real definição do conceito. Mesmo assim, insistiram na minha resposta, e eu disse, em palavras trêmulas e inseguras: “Ser adulto é atingir a verdadeira maturidade com doses cavalares de autonomia”. Nem mesmo eu podia defender meus argumentos, estava em dúvida e fiquei refletindo sobre aquela afirmação durante alguns dias.
Me entreguei à histeria e permaneci pensando repetidas vezes nessas palavras. Tanto que acabei em um poço de melancolia, achando que nunca poderei ser um verdadeiro adulto. E ainda acho isso, de certa forma. Penso que nunca terei tempo de amadurecer. É engraçado, mas por vezes não consigo ver meu próprio futuro. Muito trabalho deve ser feito, e eu sei que muitas experiências me aguardam. Porém, muitas vezes não consigo me imaginar desfrutando delas.
Ser adulto... será que um dia eu de fato entenderei o que essas palavras representam? Quero, um dia, ter a presunção de achar que serei maduro, que serei responsável. Não tenho grandes problemas para resolver e, mesmo assim, me afundo cada vez mais. E, ao meu ver, isso não é atitude de adulto. Adulto seria cair, mas levantar a cabeça para o próximo desafio; é saber pedir ajuda, pedir refúgio. Creio que nunca aprenderei tais virtudes, pois no meu futuro eu não enxergo nada, meu presente está cheio de tribulações e meu passado repleto de demônios.
Mas, de fato, talvez eu tenha alguma esperança, já que eu quero muito me tornar adulto. Quero, pelo menos uma vez, me orgulhar de quem sou e de quem devo me permitir ser. Esse deve ser meu objetivo: me tornar adulto, me tornar confiável, me tornar singular. Ser adulto pode não ser um sonho tão distante.







Comentários